AVALIAÇÃO E DESEMPENHO
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina Gestão de Processos do curso de Gestão Financeira da Universidade Estácio de Sá sob orientação da professor Ricardo.
1 – CONCEITO
Avaliar é apreciar, estimar, fazer idéia de, ajuizar, criticar ou julgar. Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. segundo o dicionário Aurélio (1999)
A identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período;
Uma ferramenta que permite avaliar e medir como cada funcionário está desempenhando a seu papel dentro da empresa, o quanto está ou não correspondendo as expectativas depositadas;
2 - OBJETIVO
Diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Além disso, fornece à Administração de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada.
Fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento.
Possibilitar as descobertas de talentos e aptidões resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.
3 - QUANDO DEVE SER UTILIZADO
Não existe um prazo determinado para aplicação das avaliações de desempenho, depende única e exclusivamente da administração da organização, que por sua vez deve levar em consideração que toda organização necessita ser avaliada através de um sistema para poder, através de um processo de retroalimentação, rever suas estratégias e métodos de trabalho, minimizando os efeitos da tendência à entropia (mensura o grau de irreversibilidade de um sistema) e melhorando suas práticas.