Avaliação: Um instrumento de aprendizagem a ser construído
Emeli Gattino da Silva*
Juliana de Freitas Ferreira*
“O ato de avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e reorientação permanente da aprendizagem. Ela se realiza através de um ato rigoroso e diagnóstico tendo em vista a obtenção dos melhores resultados possíveis, frente aos objetivos que se tenha à frente”.
(Cipriano Carlos Luckesi)
RESUMO
Discutiremos neste artigo à avaliação como um instrumento a ser construído, com base nas múltiplas ferramentas apresentadas, bem como na utilização do conhecimento prévio adquirido. Fazendo assim com que haja uma compreensão tanto do aluno, como do professor, que além de construir este instrumento também estará aprendendo com o mesmo. Analisaremos como à avaliação possibilita ao aluno e ao professor o acompanhamento do seu próprio processo de construção do conhecimento, pois ela deve ser instrumento de reflexão sobre sua aprendizagem. Apresentaremos algumas formas de avaliação, bem como suas funções, vantagens e o planejamento destas.
Palavras-chave: Avaliação – Instrumento – Aprendizagem
_______________________________________________________________
* Acadêmicas do Curso de Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – Campus Gravataí
INTRODUÇÃO
Durante muito tempo, à avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, à avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos que possibilitem a construção de uma avaliação significativa para aprendizagem tanto dos educandos, como dos educadores, a fim de medir a qualidade do aprendizado que constroem.
Adquirir o conhecimento sobre a construção do processo avaliativo, bem como suas ferramentas e funções é o objetivo deste artigo. O grande valor da avaliação está, por um lado, em ser instrumento de investigação.