Avaliação tecnica
Este trabalho discute os efeitos da NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e
Equipamentos) no processo de avaliação de máquinas e equipamentos: para um bem isolado, fora da instalação industrial com objetivo de alienação. A metodologia utiliza-se de um estudo das normas em vigor em três momentos distintos. No primeiro é abordado todo o procedimento de avaliação, conforme preconiza a ABNTNBR-14653-5 (Avaliações de bens – Máquinas, equipamentos e instalações industriais) para este tipo de bem. No segundo são apresentados os itens da NR-12 que contemplam a situação para um bem isolado, através de uma análise da parte geral da norma. Já no terceiro ocorre a sobreposição dos dois primeiros momentos e desta surge algumas possibilidades de afetação da NR-12 sobre a ABNT-NBR14653-5. Na finalização deste trabalho são apresentadas algumas propostas de modificação dos instrumentos normativos já existentes, apresentando-se argumentações fundamentadas acerca das diversas etapas da avaliação, como:
Vistoria, Funcionamento, Dados de Mercado, Fonte de Informações e Depreciação.
Estas propostas visam fomentar uma mudança destes instrumentos, evitando-se assim que profissionais de avaliação negligenciem os quesitos da NR-12 ao longo de um processo de avaliação e assim não gerem nenhum tipo de ônus a posteriori para o contratante do serviço de avaliação.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. NR-12. Máquinas.
1
INTRODUÇÃO
Os trabalhos do engenheiro perito e avaliador têm sido constantemente requisitados nos mais diversos campos do conhecimento, sobretudo como amparo fundamental para alguns atos do nosso cotidiano, bem como para atividades estritamente de cunho jurídico.
Os profissionais de engenharia e arquitetura possuem todas as suas competências prescritas junto ao órgão regulador de sua categoria. Assim, a sociedade possui total ciência das atividades que o mesmo poderá desempenhar para promover o bem estar social.
Com base nisto, cabe ao