Avaliação psicológica
- Processo técnico –científico de coleta de dados, estudos e interpretação acerca de um fenômeno psicológico, utilizando para isso método, técnicas (entrevistas, observações, testes...) e instrumentos (coisas palpáveis como gravação).
- 10 passos para a avaliação psicológica:
1. Identificar a demanda, ou seja, estabelecer o rappor vínculo de confiança para que o cliente retorne.
2. Delimitar os fenômenos avaliados
3. Escolher as técnicas que serão utilizadas- testes, observação, entrevistas, psicodrama, dinâmica de grupo
4. Coleta de dados
5. Integração da coleta de dados para verificar se tem aspectos conflitantes ou não
6. Inferir hipóteses
7. Formular estratégias e decisões
8. Elaborar o informe
Documentos de avaliação psicológica:
1. Declaração deve ser objetiva com informações do atendido contendo os dias da semana, horário, data dos atendimentos, caso faça, e não pode especificar informações do quadro psicológico do cliente. Registro do local e data de expedição da declaração em papel timbrado do consultório com o nome, sobrenome do psicólogo e carimbo com o número do CRP.
2. Atestado psicológico deve certificar uma determinada situação ou dado psicológico do cliente, tendo por finalidade informar sobre o estado psicológico de quem o solicita, visando justificar faltas, se estar apto ou não para a atividade especifica, para solicitar afastamento ou dispensa. Deve ter o nome e sobrenome do cliente, finalidade do documento, informação da condição psicológica, registro da data, expedição do atestado e registro do nome completo do psicólogo e o carimbo do CRP.
3. Relatório / laudo psicológico a finalidade é apresentar os procedimentos e conclusões acerca da avaliação psicológica, e que deve ser subsidiado em dados colhidos pautados num instrumental técnico- entrevistas, observações, etc., considerando as determinações históricas, políticas, sociais, econômicas e culturais, bem como, relatar o encaminhamento,