Avaliação psicológica em processos seletivos
RESUMO
O presente trabalho consiste em estudar este tema tão amplo e controverso que é a Avaliação Psicológica. Este ramo ainda novo da Psicologia se encontra muito em voga, apesar de ser ainda bem incipiente quanto aos projetos empíricos. Pretende-se, portanto, analisar o tema a fundo, explicitando inicialmente quais as diferentes técnicas e modelos mais utilizados em avaliações psicológicos nos dias atuais.
Após a justificativa do estudo, são explicadas estas técnicas no contexto brasileiro, deixando claro que por ser muito novo temos inúmeras vulnerabilidades explicitadas em diversas opiniões e também apresentamos o ponto de vista oposto, no qual a relevância da avaliação psicológica a coloca muitas vezes em um pedestal com base clínica e topo organizacional. São ainda discutidos os testes psicológicos, técnicas que estão muito em voga e que trazem intrinsecamente uma discussão de validação, qualidade, clareza e ética.
A etapa final do trabalho consiste em apresentar um resumo da visão daqueles que mais utilizam os procedimentos explicitados neste trabalho: os recrutadores e selecionadores. Dentro deste contexto final, usamos exemplos de estudos da Sociedade Paulista e os problemas mais graves apresentados desde o organograma da Graduação e sua fragilidade em nosso país.
Palavras chave: Avaliação Psicológica; Chiavenato; Psicologia Organizacional; Recursos Humanos; Recrutamento e Seleção; Testes Psicológicos.
ÍNDICE
1. Introdução 6
2. Avaliação PSICOLÓGICA NA ATUALIDADE 10
2.1. CONTEXTO BRASILEIRO 10
2.2. VULNERABILIDADES 11
2.3. RELEVÂNCIA 13
3. Métodos de avaliação psicológica 15
3.1. A REALIDADE DA SELEÇÃO PROFISSIONAL 15
3.2. SELEção Profissional e suas técnicas 18
3.3. Abordagem sistêmica 20
3.4. USO E PARECEr de psicólogos 25
4. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 28
4.1. Visão dos recrutadores sobre os testes 28
4.2. revisitando chiavenato e o exemplo da sociedade