Avaliação neuropsicologica TDAH
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, a neuropsicologia foi reconhecida no Brasil em 2004. Propõem estudar a relação entre a cognição, o comportamento e a atividade do sistema nervoso. Este método avaliativo investiga o funcionamento cerebral através de seu produto comportamental, utilizando-se de técnicas psicométricas e da neurologia comportamental.
Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo da avaliação psicológica. (Resolução CFP NO07-09doc).
E tomando como princípios essas atribuições, propomos um estudo, onde o contexto principal aponta para as diversas áreas em que a avaliação poderá ser um instrumento competente e qualificador do exercício da atividade proposta, uma vez que, avaliar de forma neuropsicológica será utilizar-se de instrumentos científicos, para favorecer uma análise qualitativa e quantitativa, estrutural e situacional do sujeito.
Partindo do pressuposto desta pluralidade humana, percebe-se que a coerência nos estudos acerca do tema, estabelece lacunas significativas na utilização da avaliação neuropsicológica em outras áreas de atuação profissional. Assim, para que novas interfaces sejam beneficiadas com a utilização da avaliação Neuropsicológica e, ao que se propõem os seus instrumentos, se faz necessário um aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no processo avaliativo, nos instrumentos psicológicos utilizados, nas produções acadêmicas necessárias e nas políticas públicas e principalmente nas metas e objetivos para a sua atualização, onde, a visibilidade seja para o sujeito e não só para a sua patologia identificada.
2. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
2.1 RELEVÂNCIA DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Segundo Mader (1996) O termo