GESTÃO FINANCEIRA
UNIDADE 1 - Visão geral da Administração Financeira e o ambiente operacional da empresa
O que são finanças? “arte e gestão do dinheiro. Praticamente todos os indivíduos e organizações recebem ou levantam, gastam ou investem dinheiro. A área de finanças preocupa-se com os processos, as instituições, os mercados e os instrumentos associados à transferência de dinheiro entre os indivíduos, empresas e órgãos governamentais. Muitas pessoas poderão se beneficiar da compreensão do campo de finanças, pois lhes permitirá tomar melhores decisões financeiras pessoais. Entender a área também é essencial para as pessoas que trabalham em atividades financeiras, porque poderão interagir eficazmente com o pessoal, os processos e os procedimentos do campo financeiro.” (GITMAN, 2004, p.4)
O que é a função financeira? “é o conjunto de atividades relacionadas à obtenção, nas condições mais favoráveis, dos recursos de que a empresa necessita e sua aplicação, de maneira eficaz, no alcance de seus objetivos.” (MEGLIORININ e VALLIM, 2009, p.1)
As funções financeiras são atribuídas em razão do porte da empresa. Em geral as funções são agrupadas em Controladoria (contabilidade, orçamento e auditoria) e Tesouraria (contas a pagar e receber e controle do caixa).
Resumidamente pode se dizer que as funções do administrador financeiro estão relacionadas às decisões de:
Investimento – é a decisão mais importante e envolve as incertezas em todo o seu processo, pois trabalha com o intervalo de tempo entre o investimento hoje e seu retorno futuro. É preciso considerar todos os detalhes como o período de operacionalização, os fluxos futuros de caixa e lucro previstos e o custo do capital. (Está relacionada ao ativo no Balanço Patrimonial – aquisições e outras contas)
Financiamento - avaliar o montante a ser investido, as disponibilidades de recursos próprios e de terceiros, o risco do investimento e o custo de capital das fontes de financiamento. (Está relacionada