Avaliação na educação
Objetivo: Contribuir no sentido de proporcionar reflexões, acerca do tema avaliação da aprendizagem e a partir dai, estabelecer diversas abordagens. Considerar que avaliar é indispensável em toda atividade humana, e em qualquer proposta de educação. Demonstra que é necessária uma mudança de paradigma entre as excelências, ressaltando que para mudar a avaliação é necessário mudar a escola. O objetivo agora não é só passar conteúdos, mas preparar todos para a vida na sociedade moderna.
Metodologia: Pesquisa em livros, históricos de competências, trabalhar em equipe, mapeamento intelectual e de individuo e recursos tecnológicos,
Principais resultados: Os reprovados ou excluídos tem um destino social: Aqueles que são reprovados são relegados às habilitações pré-profissionais ou entram no mercado de trabalho aos 15-16 anos; por outro, os que avançam no curso e se orientam para os estudos aprofundados.
Quando focamos na questão de avaliação nos deparamos entre duas lógicas:
Lógica de seleção: Está associada na escola, à criação de hierarquias de excelência, comparação de alunos e depois classificação em virtude de uma norma de excelência, definida no absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos.
Lógica Formativa: A escola não se sentia responsável pelas aprendizagens, limitava-se a oferecer a todos a oportunidade de aprender: cabia a cada um aproveita-la. Voltada para o sentido de aprendizagem.
E