Desafios da t.i.
A disponibilidade dos serviços de TI se tornou extremamente crítica a ponto de parar o negócio. A disponibilidade dos sistemas de informações contribui para a produtividade dos usuários e evita desperdícios e prejuízos. Os gestores de TI devem sempre avaliar seus sistemas para assegurar a alta disponibilidade dos serviços, sem paradas e problemas.
2-Gerar valor nos projetos de TI
As empresas precisam obter retorno sobre o valor investido, por isso é importante avaliar e mensurar cada etapa dos processos, verificando discrepâncias e pontos a melhorar, com o objetivo sempre de diminuir custos com qualidade.
A maioria dos projetos mal gerenciados ultrapassam o orçamento inicial ou o prazo de entrega, onde os seus principais problemas são: • Requisitos mal definidos; • Sistemas complexos para serem desenvolvidos; • Falta de pessoas capacitadas; • Falta de treinamento interno; • Avaliação subestimada do esforço necessário; • Falta de Gerenciamento do Projeto; • Falta de foco nos projetos.
3-Redução de Custos e Riscos
Com uma economia instável, é preciso cautela, diminuir cada vez mais os custos de TI.
Os orçamentos estão cada vez mais apertados para a TI e isto cria uma pressão para os departamentos de TI escolherem o portfólio de serviços de TI necessários dentro do orçamento.
A TI lida com informações, medidas preventivas de segurança, sistemas e infraestrutura, fatores que são poucos mensuráveis. Com uma TI projetada e estruturada, que mostra seus benefícios e suas realizações, a empresa poderá mensurar onde estão indo os investimentos.
4-Crescimento da complexidade dos ambientes de TI
O número de tecnologias e fornecedores aumentou, fazendo com que a vida do gestor de TI se complicasse mais ainda. Em muitas empresas a área de TI passou por terceirizações, se preocupando em gerir contratos, entender as demandas dos clientes e usuários e manter relacionamento com fornecedores.