AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Currículo,avaliação e culturas escolares
RESUMO.
O objetivo desse estudo foi analisar o processo de avaliação da disciplina Física nas escolas públicas no município de Amargosa/BA. A metodologia consistiu na aplicação de questionários semi-estruturados, contendo perguntas abertas aos estudantes e professores das escolas do município. Os resultados nos permitiram concluir que as escolas analisadas utilizam predominantemente a prova escrita como forma de avaliação e que, nesse processo, a Física está alicerçada na mera matematização, fato este que está presente nos discursos da maioria dos professores, o que reforça que as escolas do município ancoram-se numa pedagogia altamente seletiva e excludente.
Palavras chaves: Avaliação, Avaliação democrática, Ensino de física.
1.0 INTRODUÇÃO.
A cidade de Amargosa está localizada no interior da Bahia, há aproximadamente 270 km da capital Salvador, possui três escolas estaduais no nível de ensino médio, incluindo uma escola técnica, além de contemplar, no próprio município, o Centro de Formação de Professores que é um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia que tem como função desenvolver competências para a formação técnica e humanística dos licenciandos para o desenvolvimento da transposição didática nos espaços escolares, bem como nas ações pedagógicas para intervenção na educação básica do município e região.
Desse modo, a razão para se desenvolver esta pesquisa dá-se por meio da exigência do componente curricular Avaliação em Educação, partindo de discussões e reflexões feitas em sala de aula que são derivadas da seguinte problemática: como se dá o processo de avaliação nas escolas públicas do ensino médio da cidade de Amargosa/BA?
Assim, o presente artigo tem como objetivo proporcionar aos licenciandos em Matemática e