Avaliação na educação pré
Avaliação na educação pré-escolar: uma reflexão centrada na profissionalidade do educador de infância
Introdução Na construção de uma escola de qualidade e com sucesso para todos é inquestionável o contributo da educação pré-escolar enquanto primeira etapa da educação básica, promotora de aprendizagem e de desenvolvimento. A progressivamente maior consciência da importância deste nível de ensino surge associada a uma maior exigência sobre os processos de gestão curricular dos educadores de infância, apoiados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, e em articulação com os restantes níveis de ensino, nomeadamente, com o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesse processo de organização de situações de aprendizagem, é incontornável o papel da avaliação: das crianças, dos processos desenvolvidos e das práticas empreendidas, enquanto garante de resposta e desafio para todos os envolvidos.
Objectivos Enquanto docentes da licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação de Viseu, nomeadamente das disciplinas da componente de prática pedagógica, privilegiamos processos de negociação de significados que nos permitam sustentar práticas de supervisão partilhada e de articulação curricular horizontal e vertical entre as disciplinas que constituem o plano curricular. O carácter incontornável da avaliação conduziu-nos a uma reflexão sobre a mesma, cujo sentido se estabelece na possibilidade de partilha e de discussão das perspectivas ensaístivas e provisórias que construímos. Esta proposta assenta, assim, em dois propósitos: a) valorizar a avaliação como dimensão essencial da profissão de educador de infância, em diferentes planos; e b) promover a análise de instrumentos e estratégias de avaliação específicos.
Metodologia Procuramos basear a discussão sobre o papel e os processos de avaliação na análise crítica de diferentes modalidades e instrumentos de avaliação, bem como a discussão da sua