Avaliação Pré-Escolar
Data: 11/04/2011
Circular nº.: 4 /DGIDC/DSDC/2011
Assunto: Avaliação na Educação PréEscolar
Para:
Inspecção-Geral de Educação
Direcções Regionais de Educação
Secretaria Regional Ed. da Madeira
Secretaria Regional Ed. dos Açores
Escolas Básicas do 1º Ciclo
Escolas Básicas do 1º Ciclo c/ Jard. Infância
Escolas Básicas do 2º Ciclo
Escolas Básicas do 3º Ciclo
Escolas Básicas Integradas
Escolas Básicas do 2º e 3º Ciclos c/ Ens.
Sec.
Escolas Secundárias c/ 3º ciclo do EB
Escolas Secundárias
Escolas Secundárias Tecnológicas
Escolas Secundárias Profissionais
Escolas Profissionais
Est. Ens. Part. e Coop. c/ paralelismo
CIREP
Secretaria-Geral do ME
Equipas de Apoio às Escolas
⌧
⌧
⌧
⌧
⌧
⌧
⌧
⌧
⌧
⌧
⌧
A avaliação em educação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, em cada nível de educação e ensino e implica princípios e procedimentos adequados às suas especificidades.
O currículo em educação de infância é concebido e desenvolvido pelo educador, através da planificação, organização e avaliação do ambiente educativo, bem como das actividades e projectos curriculares, com vista à construção de aprendizagens integradas. A organização do ambiente educativo, como suporte do trabalho curricular e da sua intencionalidade, compreende a organização do grupo, do espaço e do tempo, a relação com os pais e outros parceiros educativos.
A avaliação na Educação Pré-Escolar assume uma dimensão marcadamente formativa, desenvolvendose num processo contínuo e interpretativo que procura tornar a criança protagonista da sua aprendizagem, de modo a que vá tomando consciência do que já conseguiu, das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando.
A avaliação formativa é um processo integrado que implica o desenvolvimento de estratégias de intervenção adequadas às características de cada criança e do grupo, incide preferencialmente sobre os processos, entendidos numa perspectiva de construção progressiva