Avaliação escolar
Será que a avaliação pode suprir os problemas da educação e oferecer subsídios a prática pedagógica?
A avaliação não pode suprir todos os problemas da educação mas pode avaliar o desempenho do aluno, do professor, e de toda situação de ensino realizado,desde que ela não seja apenas como quantitativa, mas muito mais qualitativa, não como forma de reprovação, mas como uma maneira de melhorar o ensino e preparar melhor o aluno.
A avaliação pode fornecer ao professor subsídios para uma reflexão constante de sua prática, bem como favorecer a utilização de novos instrumentos de trabalho. Para o aluno, é o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, o que lhe facilitará a reorganização da sua tarefa de aprender. Para a escola, possibilita definir prioridades e localizar os aspectos das ações educacionais que demandam maior apoio.
A avaliação pode ser considerada um remédio eficaz, capaz de prevenir futuros problemas de aprendizagem ?
Sim...A avaliação fundamentalmente tem o objetivo de identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Ou seja, a avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma seqüência da aprendizagem, o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo de avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas