avaliação escolar
Com a leitura das aulas 3 e 4 você terá como diferenciar tipos diversos de avaliação da aprendizagem. Nesta atividade, proponho que seja feita uma análise do significado das avaliações formativa e somativa e como podem ser utilizadas na sala de aula. Sugiro também que discuta as vantagens da avaliação formativa, tendo em vista a busca de uma melhor aprendizagem.
Escreva um texto (15 a 20 linhas) apresentando as conclusões a que você chegou.
A avaliação somativa tem a finalidade de verificar que o aluno efetivamente aprendeu ao final do processo educacional,para determinar domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos.Está preocupada com os resultados das aprendizagens ,para fazer balanço somatório de uma ou várias sequências do trabalho de formação.
Sua principal característica é a capacidade de além de informar,situar e classificar o avaliado,tendo a perspectiva de conclusão em evidência,pois acontece no final do processo.
A avaliação somativa fornece informações sintetizadas que se destinam ao registro e e a publicação do que parece ter sido assimilado pelos alunos.Ou seja seus resultados servem para verificar,classificar,situar,informar e certificar ,ao final,sendo assim,quantitativa.
A avaliação formativa é um componente indispensável e indissociável da prática pedagógica.Entre sua múltiplas funções,está a orientação e regulação do processo ensino-aprendizagem,no âmbito da aprendizagem significativa.
Para o aluno,a função dessa concepção de avaliação é fornecer subsídios para que ele compreenda seu próprio processo de aprendizagem e o funcionamento de suas capacidades cognitivas.
Para o professor,a avaliação formativa orienta e regula a prática pedagógica,uma vez que se propõe analisar e identificar a adequação do ensino com o verdadeiro aprendizado dos alunos.É portanto contínua e qualitativa e um processo com acompanhamento.
Como cita Mendez(2005) “ensinar,aprender e avaliar não