avaliação do desenvolvimento cognitivo com base nas experiencias piagetianas
15. Conceito estruturado de espaço, tempo, ordem e velocidade
15.3 Conceito de ordem
15.3.1. Ordem linear
15.3.2.Ordem aplicada a corpos moveis Na experiência 15.3.1. Foi apresentado a uma criança de 8 anos um arame com bolinhas coloridas em uma certa ordem, e a criança deveria reproduzir a ordem das bolinhas em outro arame e depois colocar as bolinhas na ordem inversa. A resposta esperada para este experimento era:
“A criança torna-se capaz de construir uma ordem inversa mediante o pensamento direto reversível, sem necessidade de fazer tentativa “
E foi o que realmente aconteceu, a criança não precisou de ajuda para concluir a tarefa proposta.
Logo após isso foi iniciada a experiência 15.3.2. O conjunto de bolinhas foi colocado em um tubo e foi perguntada a ordem em que as bolinhas sairiam de dentro do tubo quando retiradas pela esquerda ou direita, depois o tubo foi invertido e a pergunta foi repetida, depois de duas voltas de 180 graus foi perguntada novamente a ordem das bolinhas. A resposta esperada para este experimento era:
“A criança da a resposta correta e justifica por que a deu”
O que corresponde com os resultados obtidos através dos testes.
O objetivo principal dos experimentos era analisar a noção de ordem nessa faixa de idade.
conclusão
Concluímos então que a criança com a idade de oito anos esta sabendo organizar informações relacionadas à ordem, agora veremos o que diz a teoria sobre isso.
“A partir de aproximadamente 7 anos , muda-se a forma pela qual a criança aborda o mundo. No período pré-operatório, a criança aborda o mundo através de manipulações, isto é, ações que implicam e contato direto com o real. A partir do período em que se instala a conservação, o egocentrismo regride e estas ações são substituídas por operações, que são ações interiorizadas (conhecer o real implica em pensar sobre eles) e reversíveis (uma ação pode voltar ao ponto de