Avaliação do desempenho
Avaliar o desempenho dos trabalhadores é uma das atribuições mais importantes dos gestores com competências de direcção e chefia e uma das responsabilidades mais desafiantes da actividade de gestão.
Com este Manual Prático de Avaliação do Desempenho pretende-se ajudar a compreender melhor a importância do processo de avaliação, a sua influência na organização e os princípios e objectivos da avaliação do desempenho na Administração Pública da RAEM, bem como facilitar a utilização do método, a estruturação do processo de avaliação e o entendimento dos procedimentos.
O presente manual destina-se a todos os intervenientes no processo de avaliação, visando ser um instrumento útil que possa ser consultado em todas as fases do processo, contribuindo para uma avaliação mais justa e criteriosa.
Avaliar o desempenho de pessoas é sempre um processo difícil e complexo que requer uma grande compreensão do conjunto de todas as variáveis envolvidas, desde a consciencialização da subjectividade intrínseca a qualquer avaliação até às características do método que se utiliza, à tramitação do processo e às repercussões na situação profissional actual e futura do avaliado.
A prática da avaliação do desempenho deve ser ética, honesta, justa, imparcial, isenta e não discriminatória. É da responsabilidade do avaliador procurar continuamente o equilíbrio e objectividade possíveis. Uma das formas de tornar o processo mais objectivo é, precisamente, uma correcta aplicação do método de avaliação, por forma a garantir a uniformidade de critérios e procedimentos.
I - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
1. O QUE É A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO?
A avaliação do desempenho é um processo de apreciação sistemática do desempenho dos trabalhadores no exercício das suas funções que contribui para o seu desenvolvimento futuro. É um processo pelo qual a organização identifica em que medida o desempenho de cada trabalhador contribui para satisfazer os objectivos estratégicos e atingir os resultados da