Avaliação de supermercado
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Departamento de Administração Noturno
Marketing 2
2013
Universidade Federal do Espírito Santo
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Departamento de Administração Noturno
Marketing 2
Trabalhando o marketing em um ambiente comercial
Vinícius Soares de Freitas
André Murari
Kassio Kuster
Vitória, abril de 2013
O estabelecimento escolhido foi uma mercearia situada no bairro Hélio Ferraz, na Serra.
O proprietário, Sr Américo Alves de Freitas, iniciou as atividades da mercearia no ano de 1993. A mercearia possui três funcionários trabalhando atualmente, além do próprio Sr Américo , seu filho Vinícius e sua esposa Joana. O tamanho da loja é de 91 metros quadrados. A variedade de produtos é grande. Há desde comidas congeladas, cereais, biscoitos e massas a utilidades domésticas e até algumas opções de material de construção ou reparos gerais. Devido ao longo período que se encontra no mercado, a mercearia conta com uma carta grande de clientes fiéis. A relação com os mesmos sempre foi muito amiga e próxima.
Entretanto, com a construção de um condomínio habitacional a aproximadamente 100 m da loja,o Rossi Arboretto, está sendo observada a necessidade de se ampliar os negócios. O senhor Américo deseja que a loja seja transferida para um novo ponto, na mesma rua, mas que seria mais próximo do complexo, para assim buscar os novos possíveis clientes.
O potencial econômico do condomínio é interessante. São 29 torres com 16 apartamentos cada, além de 30 casas. O fluxo na loja já aumentou devido aos novos moradores. E a tendência é que nos próximos dois anos aumente ainda mais, uma vez que apenas 54% do conjunto habitacional foi ocupado, restando ainda muitas pessoas para se mudar. Considerando que em média tenha 4 pessoas em cada residência, há então hoje aproximadamente 1068 pessoas morando no condominio.
O grande problema é saber se com as novas