Avaliação microbiológica e físico-química de carnes e produtos cárneos processados comercializados em um supermercado de belém-pa.
Hava Esther Israel Serruya2
Cristiano Quaresma da Silva3 Diolenne Lethiere Zagalo Mendonça4
Luciane do Socorro Nunes dos Santos Brasil5
Luciane do Socorro Nunes dos Santos Brasil
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DE CARNES E PRODUTOS CÁRNEOS PROCESSADOS COMERCIALIZADOS EM UM SUPERMERCADO DE BELÉM-PA.
Resumo: As carnes são conhecidas pelo seu valor nutricional que se deve principalmente a quantidade e a qualidade dos aminoácidos constituintes dos músculos, dos ácidos graxos essenciais e das vitaminas do complexo B presentes. Com o aumento do consumo deste alimento no Brasil, acompanhado da diversificação de produtos processados, verifica-se a importância de analisar a qualidade microbiológica e físico-química da carne e dos produtos cárneos processados. A pesquisa realizada foi do tipo quantitativa e transversal, onde foram avaliados um total de sete alimentos, sendo estes duas carnes e cinco produtos cárneos processados, através de análises microbiológicas, físico-químicas e consultas a tabelas de composição química dos alimentos. As amostras foram coletadas em um supermercado de Belém-PA e analisadas nos Laboratórios de Higiene dos Alimentos e Análise de Alimentos. Todos os alimentos apresentaram-se de acordo com os padrões exigidos pela RDC nº 12 de 2 de janeiro de 2001, apenas o bacon defumado fatiado encontrava-se impróprio para o consumo humano por apresentar Salmonella spp. em 25g de amostra e valores de Staphylococcus aureus acima do padrão (103) previsto na legislação atual. Com exceção da carne bovina tipo músculo moída, a qual não foi encontrada nas tabelas de composição química dos alimentos, todos os alimentos analisados apresentaram valor calórico maior que os encontrados nas tabelas.
Palavras-Chave: carnes, produtos cárneos processados, avaliação microbiológica, avaliação físico-química
¹Discente do Curso de Nutrição do