Instrumentos de política econômica
Por outro lado, para os autores ligados ao moderno pensamento econômico neoclássico (que são a maioria dos economistas modernos), a economia é definida como a ciência das escolhas. Neste caso, para seguir a definição proposta por Lionel Robbins, a economia lidaria com o comportamento humano enquanto condicionado pela escassez dos recursos: a economia trata da relação entre fins e meios (escassos) disponíveis para atingi-los. Deste modo, o foco da ciência econômica consistiria em estudar os meios da alocação desses recursos para atingir determinado fim, qualquer que seja a natureza deste último. É um problema de otimização sob restrição: Como maximizar a utilidade a partir de uma estrutura limitada de meios, ou seja, como alcançar os fins mais satisfatórios sabendo que os meios para atingi-los são limitados. Um conceito basicamente lógico da natureza da economia, que levou a matematização dessa ciência.
O que é economia?
É uma ciência que se preocupa com a alocação dos recursos escassos para a satisfação das necessidades humanas, que são ilimitadas.
Recursos: é o que utilizamos para produzir. Podem ser limitados em quantidade, combináveis ou não. Classificam-se em:
• Recursos Livres: são os recursos abundantes. Ex: ar, sol.
• Recursos Econômicos: são os recursos escassos. Ex: água, terra agrícola.
• Recursos Produtivos: são aqueles utilizados como fatores de produção. Ex: Terra, trabalho, capital, capacidade empresarial, tecnologia. Eles se dividem em humanos e não-humanos.
Necessidades humanas: São diversificadas e insaciáveis. Sensação da falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfaze-la.
Recursos escassos: São aqueles que não existem em abundância e que pagamos pela sua utilização.
Bens e serviços:
Bem: O que satisfaz nossas necessidades, podem ser livres ou econômicos.
• Livres são ilimitados existem em abundância;
• Econômicos são os limitados podem ser: materiais ou serviços.
Os bens materiais se dividem em de consumo e