AVALIAÇÃO DE PERCEPÇÃO EM UM SUPERMERCADO VAREJISTA
Trabalho referente à nota da 3ª unidade da disciplina de Psicologia Aplicada a Administração I do curso de graduação em Administração.
NATAL - RN
JUNHO DE 2012
INTRODUÇÃO
A psicologia está constantemente presente na vida do ser humano em seus âmbitos comportamentais, influenciando nos tipos de decisões que podem ser tomadas através dos estímulos ofertados no meio externo, dando assim, grande aplicabilidade dos conhecimentos psicológicos na área da administração.
Segundo o autor ... o ser humano é tido como um processador de informações, e ao captá-las do meio externo, dois níveis são processados: os da sensação, que é entendida como uma simples consciência dos componentes sensoriais e das dimensões da realidade; e o da percepção, que segundo Barber e Jegge (1976, p.11), é o “processo de recepção, seleção, aquisição, transformação e organização das informações fornecidas através dos nossos sentidos”.
A percepção é afetada por fatores como: a sensação em si; características particulares do estímulo; e estado psicológico de quem recebe o estímulo. Essas características são determinadas pela intensidade, dimensões, cor, freqüência, forma e mobilidade. Já o estado psicológico de quem percebe é um fator onde seus motivos, emoções e expectativas fazem com que perceba, preferencialmente, certos estímulos do meio.
Neste trabalho serão analisados os métodos adotados por uma organização que utilizam estratégias como os fatores determinantes da percepção de maneira a induzir o cliente a comprar. Serão analisados os tipos de anúncios apresentados, se atraem ou não a atenção do consumidor; se a disposição dos produtos é feita de maneira a estimular o cliente a adquiri-lo.
Diante da importância do estudo do comportamento do ser humano, foi feito neste relatório sua aplicação na administração em um supermercado de grande porte localizado em Natal, utilizando os