avaliação de investimentos permanentes
Avaliação de Investimentos Permanentes pelo Método de Equivalência Patrimonial
Questão 2.1 - Podemos dizer que esses investimentos são investimentos voluntários que as empresas fazem com o objetivo de ampliar ou diversificar sua atividade econômica ou para produzir benefícios operacionais dos quais se espera uma rentabilidade futura. Muitas vezes esses benefícios indiretos visam melhores o relacionamento com fornecedores, banco, etc.
Segundo o prof.Paulo Henrique Alves Pereira os principais motivos para que uma investidora efetue investimentos em outras empresas são:
Diversificação das atividades - Caso das empresas que adquirem ações em indústrias para não dependerem do mercado financeiro.
Verticalização da produção - Ocorre quando uma indústria adquire o controle acionário de uma empresa que era sua fornecedora.
Garantia de suprimentos de matérias-primas estratégicas - Acontece quando uma indústria adquire participação societária em uma empresa importadora da matéria-prima utilizada por ela visando à garantia futura de suprimentos de cobre para sua produção.
Alternativa de investimentos - Para as empresas capitalizadas, a aplicação de recursos em outras empresas rentáveis pode ser uma boa alternativa de investimento.
Rápida expansão do grupo - Ocorre quando um determinado grupo econômico quer expandir rapidamente suas atividades, para aproveitar um bom momento da economia. Ao invés de construir uma nova empresa, que normalmente é um processo demorado, prefere adquirir uma companhia em atividade.
Eliminação da concorrência - Acontece quando um grupo econômico deseja expandir sua área de atuação, por exemplo, uma empresa atuante no sul deseja se expandir também para o Nordeste. Existe, no entanto, uma outra grande empresa que domina o mercado nordestino, não havendo mercado consumidor para a entrada de um concorrente. A solução, portanto, é tentar adquirir a empresa já existente, alternativa que pode ser mais