Investimento de estrutura permanente
Este trabalho tem por objetivo através de pesquisa apresentar os Grupos de Contas no Ativo, direcionando a pesquisa para a Conta Investimento de Natureza Permanente.
Podendo-se notar que no grupo Investimentos são classificadas as participações e aplicações financeiras de caráter permanente, com o objetivo de gerar rendimentos para a empresa de forma que esses bens e direitos não sejam destinados à manutenção das atividades normais da companhia.
O Desenvolver do trabalho busca descrever os principais métodos de avaliação de investimentos apresentados pela Contabilidade, bem como, identificar em que tipo de organização estes métodos são utilizados, a fim de assegurar-lhes um excelente resultados econômicos.
Será apresentar também as participações das empresas em sociedades coligadas e controladas e as participações minoritárias de natureza permanente, voluntárias ou decorrentes de incentivos fiscais.
INVESTIMENTO DE NATUREZA PERMANENTE
1. Grupos de contas do Ativo
1.1 Ativo Circulante
No Ativo Circulante, estão classificadas as contas que representam bens e direitos de curto prazo, como por exemplo as contas Caixa, Bancos, Estoques, Duplicadas a receber e etc. No realizável a longo prazo, classificam as contas de realização ou vencimento para o exercício seguinte, como exemplo podemos citar os Títulos a receber, Empréstimos Compulsórios ao Governo, Créditos de Empresas Coligadas ou Controladas e etc.
1.2 Ativo Permanente
O Ativo permanente é um grupo de contas que engloba os recursos aplicados em bens ou direitos de permanência duradoura. A composição do Ativo permanente era de subgrupos, tais eles: Investimentos, Imobilizado, Intangível e Deferido. A partir de 04/12/2008 essa composição foi extinta pela MP 449/2008, passando a integrar o Ativo Não Circulante.
1.3 Ativo Permanente – Imobilizado
Classificam –se as contas que representam os bens de natureza permanente que são utilizados na atividade operacional da empresa. Ex.: