Avaliação de desempenho
Hélio Teixeira Leite - Maria da Conceição de Castro Cavaignac - José Ribamar Velozo Araújo
RESUMO
O presente trabalho fornecer uma retroação à organização sobre o nível de desempenho e as potencialidades do seu capital humano, assim como, demonstrar os possíveis pontos de estrangulamentos que devem ser melhorados. Apresenta um estudo de caso sobre a avaliação de desempenho dos talentos humanos do Viva Cidadão na Unidade do João Paulo a partir da aplicação de um questionário de desempenho individual onde foram trabalhadas 12 (doze) questões estruturadas em 4 (quatro) critérios: desempenho individual, relacionamento interpessoal, condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Avaliação de Desempenho. Viva Cidadão.
1- INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas as profundas transformações geradas pelo processo tecnológico e a globalização têm influenciado diretamente os modelos e práticas gerenciais de governos e instituições. Na linha do desenvolvimento econômico o processo de automação tem substituído cada vez mais a mão-de-obra, antes utilizada para realizar tarefas e habilidades do dia-a dia. Com a globalização dos mercados a qualificação profissional do capital humano das instituições tem sido o grande diferencial do processo produtivo. Hoje, para ser competitivo no mercado de trabalho é fundamental desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, gestão participativa, inteligência emocional e criatividade. Nos últimos anos esse tem sido o perfil profissional do emergente e exigente mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
A busca pela excelência tem levado as organizações a desenvolverem modelos gerenciais com foco na força de trabalho coesa, motivada, capacitada e, sobretudo, comprometida com os objetivos organizacionais.
O sucesso das organizações passa por aspectos como