AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
*Problema de resistência onde os gerentes que irão aplicar a avaliação se decepcionam durante o processo especialmente nas entrevistas e o resultado não chega ao conhecimento dos avaliados já que estes precisam conhecer a opinião de seus superiores. Isto geralmente ocorre devido à aversão da chefia a fazer críticas ao subordinado, falta de habilidade em entrevistas, aversão aos novos procedimentos e ou mudanças nas formas de operação associadas a ele e desconfiança sobre a validade do instrumento de avaliação.Esta visão gera uma causa subjacente que não seria um problema de aversões enfrentada pelos gerentes mas sim uma resistência ao tratamento de seres humanos como objetos.
*Há ainda os pontos fracos da avaliação onde as pessoas envolvidas na avaliação a percebem como uma situação de recompensa ou de punição pelo desempenho passado; quando a ênfase do processo visa mais sobre o preenchimento de formulários do que sobre a avaliação crítica e objetiva do desempenho; quando as pessoas avaliadas percebem o processo como injusto ou tendencioso e ou quando a avaliação se baseia em fatores que não conduzem a nada e não agregam valor.
2) Explique a diferença entre avaliação e análise.
*Na avaliação os subordinados são avaliados pelo superior para que seus pontos fortes e fracos possam ser determinados. Na análise é ao contrário os subordinados se auto-avaliam para definir não apenas seus pontos fracos, mas seus pontos fortes e potencialidades. O papel do subordinado no processo passa de objeto passivo para um agente ativo. Este processo exige a criação de um relacionamento no qual os funcionários possam assumir responsabilidades pelo desenvolvimento de suas próprias potencialidades, planejar esse desenvolvimento e aprender colocar seus planos em prática, podendo aprender a alcançar seus objetivos e os da organização.
3) Qual seria o papel adequado dos gerentes nos