Respostas adaptativas
PATOLOGIA – FARMÁCIA
1. Dentro de um contexto normal, com exigências fisiológicas normais a célula se mantém em homeostasia, ou seja, se mantém em um estado estável. Entretanto, quando ocorre um estresse fisiológico em função de um patógeno é possível que uma cadeia de adaptações ocorra com esta célula. Cite quais são as possíveis adaptações celulares e o que ocorre quando a célula excede ao limite de resposta de adaptação.
As adaptações podem ser deste um aumento de número de células (hiperplasia), ou aumento no tamanho das células (hipertrofia) até a redução do tamanho e função da célula (atrofia). A metaplasia (mudança de um tipo de célula para outra). Quando a o limite de resposta de adaptação é excedido ocorre a lesão celular, que pode ser tanto reversível quanto irreversível. Caso a lesão seja irreversível a morte celular é o resultado final.
2. A hiperplasia ocorre se a população celular for capaz de sintetizar o DNA, permitindo que ocorra a mitose e consequente aumento do número de células. A hiperplasia pode ser tanto um processo fisiológico quanto patológico. Diferencie a hiperplasia fisiológica da hiperplasia patológica.
A hiperplasia fisiológica pode ser dividida em hormonal (aumento da capacidade funcional de um tecido quando é necessário) e compensatória (aumento da massa tecidual após dano ou ressecção parcial). Na hiperplasia fisiológica hormonal são os hormônios que atuam como fatores de crescimento e desencadeiam fatores de transcrição que ativam vários genes celulares, já na hiperplasia fisiológica compensatória os estímulos para a sua produção não estão bem definidos. Na maioria das hiperplasias patológicas é causada pela estimulação excessiva das células-alvo por hormônios ou por fatores de crescimento.
3. A atrofia é a redução do tamanho da célula devido à perda da substância celular. Quais são as causas mais comuns da atrofia celular?
-Diminuição da carga (atrofia por desuso), o músculo atrofia quando um membro é