Avaliação de desempenho
A empresa estudada não possui nenhum método de medição de desempenho de seus empregados, informações obtidas através de visita técnica na instituição. Entretanto propõe-se a implantação de um programa formal de avaliação de desempenho, onde o objetivo é avaliar a performance dos funcionários. De acordo com o autor:
Avaliação de Desempenho é um método que visa estabelecer um contrato com os funcionários referente aos resultados desejados pela organização, acompanhar os desafios propostos, corrigindo-os quando necessário e avaliar os resultados conseguidos. (PONTES, Benedito Rodrigues, 1999 p.56)
Avaliar o desempenho do empregado estabelece um compromisso entre o funcionário e a organização, através dos objetivos propostos ambos buscam alcançar o resultado esperado e diante de possíveis não conformidades corrigi-las quando necessário.
Para implantar a avaliação de desempenho é necessário planejamento com o RH e as lideranças, depois realizar um treinamento para os avaliadores que consiste em explicar os objetivos da avaliação, quem será avaliado e quais critérios de avaliação. Após o treinamento devem-se descrever as funções do cargo as quais são realizadas pelos funcionários. O cargo sugerido é ajudante geral de impressão.
Chiavenato (1996) menciona que os cargos constituem os meios através dos quais a empresa aloca e utiliza os seus recursos humanos para alcançar objetivos organizacionais por meio de determinadas estratégias.
O próximo passo é escolher o tipo de avaliação, sugere-se o método de 90 graus que consiste na analise feita somente pelo superior, conforme afirma os autores:
Avaliação de 90 graus quem pratica a avaliação é o supervisor direto, representando pela chefia hierárquica ou funcional ligado ao avaliado. Ao adotar esse método atribui-se ao supervisor direto a tarefa de emitir parecer sobre o pessoal que lhe cabe dirigir no dia-a-dia de trabalho. (BERGAMINI, Ceciília Whitaker ; BERALDO,Deobel