A infância inicial: o bebê e sua mãe
A autora enfatiza a importância do psicólogo conhecer os processos de fecundação desenvolvimento no útero materno, o qual precisa obter informações em que contexto ocorreu uma determinada gravidez, se foi planejada ou não pelos progenitores. Tal processo facilitaria bastante o trabalho di profissional a identificar um distúrbio de personalidade de uma criança . É fundamental conhecer quais os processos que esta criança foi submetida desde da vida intra-uterina.
No livro há um relato de muitas crendices populares a respeito do período da gestação , mas com muitos estudos e observações resultavam em grandes descobertas que são inúmeros fatores que inflenciam em uma gestação. Assim dependendo dos fatores, estes podem gerar graves consequências para a a mãe e seu bebê, podendo ocorrer no bebê desde a deformidade física até um retardamento mental.
Um ponto que chama atenção em um parágrafo do livro é onde uma má alimentação , no período da gestação, acarretará na criança uma dificuldade de aprendizado, devido ao rendimento escolar baixo.
Foi ressaltada a importância da gestante ser bem amparada no período gestacional, pela família e também por toda uma boa equipe de profissionais da área de saúde, como um bom ginecologista, um bom psicólogo e pela sociedade.
Ao ler o parágrafo onde foi mencionado alguns cuidados que a gestante deve receber nesta fase da gestação por partes dos profissionais da área hospitalar, percebe-se um tipo de crítica da autora em relação ao acolhimento das instituições hospitalares desde o primeiro dia da concepção do feto , até o nascimento do bebê. E a depender do parto, como ele ocorrer , terá um papel fundamental no histórico desta diade, mãe e bebê.
Foi relatado grandes nomes de autores que com suas obras destacaram-se nas contribuições para o desenvolvimento das fases do bebê , como Freud, Piaget entre outros. Também foi enfatizada a diferença da história de duas