Avaliação de Desempenho
Pois conforme discorre Araujo e Garcia:
É vital avaliar desempenhos para que não aconteça que pessoas medíocres, no sentido pejorativo, alcancem remunerações e posições de algum relevo em detrimento de outras pessoas que, se avaliadas corretamente, poderiam atendem melhor à organização e dar a sua contribuição para os resultados globais. (ARAUJO; GARCIA, 2010, p. 119).
Então como verificar se essas pessoas estão tendo um desempenho positivo em relação ao desempenho de outras pessoas nos processos e procedimentos realizados dentro da empresa, que nos dias atuais convive com competitividade em nível internacional. Já não basta apenas produzir é necessário superar a satisfação dos clientes com produtos de qualidade e em curto tempo.
Para obter resposta a estes questionamentos segundo Araujo e Garcia
(2010), podemos utilizar a ferramenta de Avaliação e Desempenho que apesar de existir desde os primórdios da administração, somente começou a se destacar no final da década de 80 e inicio dos anos 90 devido a uma questão de aprimoramento do fazer com qualidade e com menos gastos.
Mas afinal, o que é Avaliação de Desempenho? Segundo Chiavenato é:
Uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e de seu potencial de desenvolvimento futuro. Toda avaliação é um processo para estimular ou julgar valor, a excelência, as qualidades de alguma pessoa. A avaliação dos indivíduos que desempenham papéis dentro de uma organização pode ser feita através de várias abordagens, que recebem denominações como avaliação de desempenho, avaliação do mérito,