avaliação de desempenho
Segundo Bulgacov, avaliação de desempenho é mais do que técnica, é uma atitude onde o indivíduo é apreciado por suas qualidades durante seu desenvolvimento na organização “É um processo de análise do comportamento das pessoas em relação ao cargo que ocupam. É uma série de técnicas e métodos, cujo objetivo é obter informações sobre o comportamento do profissional em face da descrição e analise do cargo que ocupa”. Chiavenato em seu livro “Recursos Humanos” conceitua a avaliação de desempenho da seguinte forma “É uma apreciação sistemática de cada pessoa no cargo e seu potencial de desenvolvimento futuro. Toda avaliação é um processo para estimular ou julgar o valor, a excelência, as qualidades de alguma pessoa”. Avaliação de desempenho é um processo pelo qual indivíduo passa a ser observado pelos seus superiores com a finalidade de estimular suas qualidades dentro das organizações.
De acordo com Chiavenato, a avaliação dos indivíduos que desempenham um papel dentro da organização pode ser feita através de várias abordagens que recebem denominações, como avaliação do desempenho, avaliação do mérito, avaliação dos empregados, relatório de progresso, avaliação de eficiência funcional, etc. Em resumo a avaliação de desempenho é um conceito dinâmico, pois os empregados são sempre avaliados, sejam formal ou informalmente, com certa continuidade nas organizações. É um meio pelo qual a organização pode localizar problemas de supervisão de pessoal, de integração do empregado com a organização ou ao cargo que ocupa, de discordâncias, de baixo aproveitamento de empregados com potencial mais elevado do que o exigido pelo cargo, de motivação, etc.
São três diferentes elementos que tem responsabilidade pela avaliação e desempenho nas organizações. O primeiro é o supervisor direto, que tem condições de melhor avaliar os empregados da área, porque os conhece bem, em função do convívio diário. O segundo elemento é o empregado, uma vez que algumas