Avaliação de desempenho
Autor: Flávia Alves de Brito Lacerda
Fonte: Gestão da Qualidade: Parcerias Eficazes
O sistema de avaliação deve levar em conta a política de pessoal e as características dos cargos envolvidos
Toda a avaliação gera consequências positivas e negativas. As grandes questões são:
- quais os critérios de julgamento?
- como definir os objetivos da avaliação de desempenho?
- como fazer uma análise objetiva?
O foco da avaliação de desempenho em uma empresa deve ser a promoção e orientação pessoal e profissional das pessoas. Deve, também, evitar a repreensão e a busca por culpados.
Cada empresa adota um sistema de avaliação que considera mais adequado, levando sempre em conta a política de pessoal e as características dos cargos envolvidos.
Quem deve avaliar o desempenho?
Autoavaliação
Cada profissional avalia o próprio desempenho, tomando por base alguns critérios combinados com antecedência.
O gerente/líder
Nesse caso, cabe ao gestor, com o apoio do RH, montar, acompanhar e controlar o sistema, a responsabilidade pelo desempenho dos colaboradores e pela constante avaliação e comunicação dos resultados.
O colaborador e o gerente/líder
O gerente/líder orienta enquanto o colaborador avalia o desempenho em função do caminho apontado pelo gerente/líder. O gerente orienta, capacita, aconselha, fornece informação e equipamento, define metas e objetivos a alcançar e cobra resultados. Em troca, o colaborador desempenha a sua função, apresenta os resultados e cobra os recursos necessários.
A equipe de trabalho
A própria equipe avalia o desempenho de cada um dos membros e programa as providências necessárias para melhorar. A equipe torna-se responsável pela avaliação de desempenho dos participantes e define os objetivos e metas a alcançar.
A avaliação 360 graus
A avaliação de desempenho é feita por todos aqueles que mantêm alguma interação com o avaliado. Participam da avaliação:
- o gerente/líder;