Resenha Arco da Velha
O texto fala sobre um Projeto que se chama “Arco da Velha” e tem como objetivo central resgatar antigos brinquedos e brincadeiras populares com crianças. Sua metodologia é bem simples: São realizadas brincadeiras populares durante o recreio o qual tem duração de vinte minutos para cada ciclo, o projeto atualmente é aplicado no 1º e 2º ciclo (1º e 2º séries e 3º e 4º séries respectivamente) do ensino fundamental do Centro Educacional 407 do SESI São Carlos, engloba cerca de 360 alunos.
Foram enviados cerca de 120 questionários aos pais ou responsáveis dos alunos, metade deles retornou preenchida, nesses questionários as perguntas, no qual eles respondiam sobre brinquedos e brincadeiras que vivenciaram em suas infâncias, e a partir das informações obtidas e analisadas, esse conteúdo foi implantado no projeto de acordo com as possibilidades disponíveis.
As brincadeiras e brinquedos populares auxiliam a criança a pensar de forma reflexiva sobre algum problema que possa ocorrer em seu momento lúdico, ao invés dos jogos eletrônicos que induzem elas a pensarem de maneira mais indutiva, por tentativa e erro e impulsiva. Também não se pode esquecer os benefícios sociais e o “prazer de brincar” dentro do ambiente escolar.
A frase “as crianças fazem história a partir do lixo da história”, segundo o autor, as crianças preferem brincar com os brinquedos que os adultos jogam fora do que com os brinquedos industrializados. Quem nunca passou por uma experiência de dar um brinquedo à criança e quando ela abre o presente, fica brincando com o papel de embrulho plástico bolha, ignorando completamente o brinquedo.
Não podemos deixar de lado os benefícios tecnológicos, que são de grande utilidade para elas e os pais, pois trabalham na interação e integração social, educativa e como forma de lazer.
Atualmente os pais estão escolhendo a tecnologia para educar e divertir seus filhos, uma vez que, é bom