O Príncipe
O príncipe foi um livro escrito por Nicolau Maquiavel em 1513 este livro foi dirigido ao um príncipe que estava governando um Estado e Maquiavel o aconselha como manter seu governo da forma mais eficaz possível. Descreve como conduzir negocio políticos externos ou internos e principalmente no livro ele orienta como um Príncipe deve fazer para se manter e conquistar o poder.
O príncipe chega ao poder de duas formas uma pela virtude e outra pela fortuna, mas ele fala que dessas forças o mais fácil de se manter no poder é pela virtude (forma hereditária) porque o povo já esta acostumando com a forma de governo da sua família, assim os costumes e leis continuará as mesmas e isso vale para o novo príncipe que entrar no poder ele tem que tentar não mudar totalmente o poder antigo até se aceito pelo povo e ainda assim Maquiavel deixa claro que o príncipe não pode ser odiado pelo povo. Maquiavel mostra que o príncipe deve manter o povo sego para inovações e faze-los acreditar que aquela forma de governo é bom (ideal) e se não for assim então deve punir com crueldade os súditos rebeldes, porque se o povo não o apoia e assim se revoltará e acabará derrubando o monarca. Mas o príncipe deve estar de bem com o seu povo pois é ele que sustentará todos os seus luxos e desejos.
Maquiavel também fala que o povo deve estar ao lado do príncipe pois se povo esta com ele dificilmente ele poderá ser derrubado. Maquiavel sita que os príncipes podem ter varias qualidades ou defeitos como ser bondoso ou mal, difícil ou fácil se ele precisar usar da bondade que use mas se ele precisar usar da maldade e crueldade que use sem pensar duas vezes. O príncipe deve tentar manter seu povo único e leal somente a ele e quando ele for cruel ao seu povo ele não deve se preocupar porque ele será temido pelo seus súditos e isso indica um bom sinal.Maquiavel fala que para o príncipe o ideal seria ser amado e temido mas se conseguir essas duas junção que prefira ser temido. Com isso citei