Avaliação de Desempenho Organizacional
Com o aumento da competitividade no setor da construção civil nas últimas décadas, o avanço tecnológico passou a ser constante e, consequentemente, mudanças nas necessidades do mercado consumidor ocorreram. Esse cenário fez com que as empresas buscassem novas soluções para melhorar seus processos e adquirirem maiores vantagens competitivas. Nesse contexto, muitas empresas vêm medindo seu desempenho através de indicadores, que são funções que oferecem informações sobre as medidas relacionadas a um produto, um processo, um sistema ou uma grandeza ao longo do tempo.
Visto que executivos e gerentes necessitam frequentemente de informações precisas e atuais sobre a situação da empresa para uma tomada de decisões eficaz, a análise dos indicadores de desempenho permite uma sistematização do pensamento gerencial, contribuindo para a eficiência no alcance dos resultados empresariais. Desse modo, a avaliação da obtenção das metas traçadas no planejamento estratégico da organização deve ser feita através da análise de um conjunto de indicadores, inter-relacionados entre si.
Com base no contexto exposto, a sistematização da utilização de tais indicadores, aplicando-os à construção civil, é o objetivo deste trabalho.
Objetivo
A INTRODUÇÃO E O OBJETIVO DEVEM ESTAR SEPARADOS VISTO QUE SÃO TÓPICOS DIFERENTES
INTRODUÇÃO – O GRUPO DEVE EXPLICAR QUE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO É UM TEMA COMPLEXO, NO QUAL EXISTEM DIVERSAS METODOLOGIAS PARA AVALIAR, CADA UMA COM AS SUAS CARACTERÍSTICAS E QUE IRÁ AVALIAR UMA EMPRESA DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL.
OBJETIVO – DEVEM SER INSERIDOS OS OBJETIVOS DO TRABALHO, PROPOR UMA A CRIACAO DE UM MODELO DE AVALIACAO COM BASE NA LITERATURA IDENTIFICADA, APLICAR O MODELO DE AV. EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL, COMPARAR A EMPRESA COM A DE CONFRONTACAO
Fundamentação Teórica
1) Método Tableau de Bord
O método Tableau de Bord surgiu no início do século XX, criado por um grupo de engenheiros franceses. É caracterizado por medidas