Avaliação de desempenho organizacional numa empresa pública
O presente trabalho trata de uma análise das organizações nos seus métodos de trabalho e especificamente no seu processo de avaliação de desempenho. Aprofundou-se neste trabalho, especificamente na EMPREL – Empresa Municipal de Informática e na análise de vários métodos de avaliação de desempenho organizacional, na busca daquele ou daqueles métodos que melhor se adequem às características da organização.
1.1 Caracterização da Organização
A Emprel começou a ser esboçada quando a Prefeitura do Recife em 1963 e adquiriu o seu primeiro computador para a divisão de mecanização. Em 1969 a Empresa foi fundada com o nome de Empresa Municipal de Processamento Eletrônico, que foi mudado para Empresa Municipal de Informática, vinte e seis anos depois.
A Emprel tem como missão participar da proposição e do gerenciamento das políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura do Recife e de prover soluções sob medida com credibilidade e excelência no atendimento, com foco nos interesses da administração da cidade e na democratização dos meios de acesso a informação.
1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo Geral
A Emprel identifica nas ferramentas de Avaliação de Desempenho Organizacional, uma necessidade imprescindível para que a empresa possa aperfeiçoar a sua ação junto aos diversos clientes da administração pública municipal. A avaliação de desempenho organizacional visa compreender melhor a organização e suas relações internas e externas, e dotar a empresa de elementos que traduzam os resultados da empresa em dados concretos que permitam um redirecionamento de rumos a partir do seu planejamento estratégico.
Este trabalho tem por objetivo identificar a importância das ferramentas de avaliação de desempenho organizacional, sua relevância, necessidade de aplicação, efetividade e efeitos decorrentes da sua utilização na empresa.
1.2.2 Objetivo Específicos
Analisar diversas metodologias de avaliação de desempenho