Avaliação da aprendizagem; visão geral
O Projeto político-pedagógico envolve a organização do trabalho na escola, o que supõe reflexão e discussão crítica, fundamentando as transformações internas na organização escolar. Tem como princípio orientador a aprendizagem de qualidade para todos os alunos, pressupõe uma concepção de sociedade justa e democrática, visa formar o aluno crítico, participativo, criativo e responsável em uma escola transformadora e autônoma.
O projeto deve ser comprometido com as camadas populares, focando a participação coletiva e eliminando o individualismo, gerando solidariedade. O projeto da escola tem a dimensão pedagógica diante da sua finalidade de formar este cidadão crítico como foi exposto e sua dimensão política pressupõe uma formação voltada para um determinado tipo de sociedade.
É necessário garantir na escola formas de estimular a participação de todos, garantindo transparência nas decisões, através de um processo de gestão democrática, o que envolve na escola: eleição para escolha de diretores e representantes de turma, colegiados com representações de pais e alunos, associação de pais e mestres, grêmio estudantil, planejamento e avaliação continuada.
O projeto pedagógico da escola deverá conter componentes estruturais e conceituais fundamentados, que servirão de parâmetros para o trabalho educativo da instituição. Exige mudança de postura, onde a comunidade escolar passa a ser dirigente e gestora da escola.
A gestão democrática é um caminho para a o aprendizado da democracia, onde a participação vai permitir um conhecimento maior sobre o funcionamento da escola, o que gera um conhecimento mútuo. A busca por uma escola autônoma, que pratique a gestão democrática tem encontrado diversas barreiras de cunho: ideológico, pedagógico, administrativo e financeiro. Um novo modelo precisa ser construído, adaptado às características locais pelas próprias comunidades. Construir um novo projeto