Avaliação ao alcance de todos
A avaliação escolar ainda continua sendo um grande dilema para o corpo docente das escolas públicas, a questão “avaliar” ainda esta sendo interpretada de diferentes formas, muitas vezes essa ferramenta é utilizada sem que estabelecemos metas e objetivos a serem alcançados.
Hoje a escola pública passa por diversos tipos de avaliação como SAEB, SPAECE, Provinha Brasil, ENEM entre outros... Todas com os mesmos fins e objetivos que são:
Avaliar as instituições escolares;
Avaliar corpo docente;
Projetar políticas de desenvolvimento educacionais;
Desenvolver projetos assistencialistas ao corpo decente para o seu desenvolvimento pleno em busca de sua cidadania.
Recebemos o resultado dessas avaliações a maior parte das vezes sem saber o que fazer com os resultados negativos de nossas escolas e nem como prescrever um diagnostico das falhas pedagógicas no contexto escolar.
Compreender os processos avaliativos e contextualizá-los com a nossa pratica pedagógica se faz necessário para atingirmos bons resultados em relação a orientação aos nossos alunos, essa compreensão nos darão oportunidade de projetar ferramentas que irão nortear a nossa prática educativa através de projetos a serem desenvolvidos durante todo o ano letivo.
Esse projeto visa reconhecer melhor os processos de avaliação institucional adotado pelo estado e governo federal representado pelo MEC, bem como desenvolver ações que promova em nossos alunos competências e habilidades que se adéquem a essas avaliações.
I - Objetivo Geral Desenvolver uma linha de ação através de projetos que promova uma ação diagnóstica situacional do aluno em relação ao processo pedagógico adotado, elaborando assim, estratégias que proporcione uma melhora significativa no seu desempenho educacional.
II – Objetivos específicos. 1 – Para o corpo docente:
Cada professor deverá ser capaz de: Interpretar os resultados de sua escola e sugerir ações que propiciarão a melhora do desempenho escolar de cada