Avaliação antropométrica e nutricional de atletas
Serviço de Atendimento ao Profissional - Avaliação Nutricional
A avaliação da composição corporal pode ser feita pela avaliação da gordura corporal ou pela avaliação da estrutura corporal de acordo com o somatotipo.
SOMATOTIPOS (Sheldon & Heath-Carter)
O termo somatotipo refere-se ao tipo corporal ou à classificação física do corpo humano. Os termos endomorfo, mesomorfo e ectomorfo são usados para descrever uma pessoa em relação ao seu somatotipo. * Endomorfia (gordura): este componente corporal caracteriza-se por uma certa predominância do abdômen em relação ao tórax, ombros altos e quadrados e pescoço curto. A endomorfia é o componente "gorduroso" do corpo. Existe uma regularidade dos contornos em todas as áreas, sem relevo muscular. * Mesomorfia (músculo): este componente caracteriza-se por um corpo anguloso (quadrado) com musculatura dura, robusta e proeminente. Os ossos são grandes e as pernas, o tronco e os braços costumam ser maciçamente musculosos. Muitos atletas possuem um alto grau deste componente. * Ectomorfia (corpo magro): inclui características como linearidade, fragilidade e delicadeza do corpo. Esse é o componente de magreza, os ossos são pequenos e os músculos finos. Não existe proeminência dos músculos em nenhum ponto do físico.
Cada um de nós possui um certo grau de todos os componentes corporais típicos. Atletas e pessoas ativas tendem a possuir componentes mesomórfico e ectomórfico mais altos que os não atletas ou os indivíduos sedentários.
MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL
Todos os métodos prontamente disponíveis para avaliar a composição corporal baseiam-se em certas suposições e, portanto representam estimativas do percentual real de gordura corporal. Dois métodos são utilizados comumente para fazer uma estimativa do conteúdo adiposo do corpo: (1) determinação da densidade e (2) mensuração das dobras cutâneas com a finalidade de determinar a densidade