Avaliação Profissional para o atleta
Todos os atletas necessitam de uma adaptação na sua ingestão calórica de acordo com a modalidade do esporte praticado, para atender suas necessidades energéticas adequadamente, normalmente isso implica no aumento do consumo de alimentos. No entanto, o aumento do consumo desses alimentos deve ser equilibrado em relação aos macronutrientes e micronutrientes. Mostrando que a nutrição é um aspecto fundamental para melhorar o desempenho físico dos atletas.
A Avaliação Nutricional é uma estratégia para verificar o estado nutricional e consequentemente possibilitar uma melhora na prescrição do treinamento, uma vez que cada atleta tem suas necessidades energéticas que pode interferir no desenvolvimento da sua função, e suas características antropométricas é necessária para que o treinador possa coloca-lo na função correta melhorando todo o desenvolvimento da equipe.
Uma alimentação balanceada proporciona ao atleta uma dieta com quantidades de calorias e nutrientes específicos proporcionando um bom desempenho, contribuindo para que seu organismo faça uma reserva ideal de energia e determinem o estado nutricional e a composição corporal do atleta.
Diversos trabalhos têm buscado estabelecer recomendações relativas ao consumo nutricional e estratégias dietéticas que possam aperfeiçoar o desempenho e atenuar o impacto negativo do exercício na saúde.
É recomendado que atletas homens e mulheres que se exercitam por mais de 90 minutos por dia, tenham uma ingestão energética acima de
50kcal/kg e 45-50kcal/kg.
As recomendações de carboidrato para atletas são de 6-10g/kg de peso corporal por dia ou 60-70% da ingestão energética diária.
As recomendações da ingestão diária de proteínas para atletas consistem em 1,2-1,7g/kg de peso corporal ou 12%-15% do consumo energético total.
As recomendações de lipídeos para atletas são de 20%-25% da ingestão energética diária.