relatório de esporte Nutrição
É notória a relação entre atividade física e nutrição, uma vez que a ingestão balanceada de nutrientes acarreta a melhora do rendimento, podendo ser o diferencial entre o primeiro e o segundo lugares em atividades (Santin, 2006). Porém, nem sempre os atletas conseguem esse balanço nutricional, como mostra Jobinet al (1993) ao constatarem que atletas adolescentes de alto nível estão sujeitos à deficiência energética, geralmente decorrente da má ingestão alimentar. Esse quadro pode ser ocasionado por cargas excessivas de treinos não acompanhados pelo aumento da ingestão de nutrientes.
Um dos fatores que promovem essa situação é o horário dos treinos que induz os adolescentes a adotarem dietas inadequadas, omitindo refeições ou substituindo-as por lanches e líquidos que são insuficientes para adequação calórica (Vieira et al, 2002). Isso corrobora com estudo de Soares e colaboradores (1994) realizado com 67 nadadores, entre 15 e 25 anos, de competição do Rio de Janeiro e São Paulo, que relatou um consumo entre 25-28% da ingestão energética total diária proveniente de lanches entre as refeições principais.
Pelo exposto anteriormente o presente estudo foi realizado com o intuito de avaliar a adequação do consumo alimentar dos adolescentes nadadores pesquisados.
A natação de alto rendimento é atualmente um dos esportes mais praticados no Brasil. Segundo, quando o objetivo é a participação competitiva ou atividade de alta intensidade, a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (1998), recomenda uma avaliação médico-funcional mais ampla, incluindo a avaliação clínica da composição corporal, testes de potência aeróbia e anaeróbia, entre outros (Lazzoliet al, 1998). A avaliação pré-participação tem como objetivo básico assegurar uma relação risco benefício favorável, e deve considerar seus objetivos.
A antropometria é considerada como estratégia de campo para estimativa de gordura corporal de baixo custo e de fácil transporte dos equipamentos