Avaliando a obra publica
Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
“AVALIANDO A OBRA PÚBLICA”
Equipe:
Telesala: CAMPUS IFPR - IRATI -AMAI
2011
Equipe:
“AVALIANDO A OBRA PÚBLICA”
Atividade supervisionada realizada por solicitação dos professores: Thiago Breus, Adriane Werner e Rogério Zanetti, como requisito para obtenção de nota parcial nas disciplinas de Prestação de Contas, Marketing Público e Gerenciamentos de Projetos.
Telesala: CAMPUS IFPR - IRATI -AMAI
2011
1. INTRODUÇÃO
Os gestores municipais têm a obrigação de serem coerentes no tocante às obras públicas. Não apenas a correta aplicação de recursos como também no que discerne a utilização das mesmas.
Pois, muitas obras públicas se encontram ditas como “elefantes brancos” onde se investe muito e para a população há muito pouco retorno. Acabam deflagrando os cofres públicos e o retorno é mínimo, quando nenhum.
Assim um planejamento se faz necessário, ao mesmo tempo em que ouvir a população deve ser de interesse do Poder Municipal.
Angariar alternativas para melhor atender a população precisa ser um dos enfoques dos gestores que realmente se preocupam com o bem estar de seus munícipes.
Para que os gestores possam estar embasados legalmente faz-se necessário que vislumbrem a Lei Federal 8666/932 e a própria Constituição Federal.
Atender a população se equivale a fazer um bem maior onde uma gama grande de pessoas serão beneficiadas e muitas vezes trazendo qualidade de vida nesta ação.
2. DESENVOLVIMENTO
Toda atividade humana é única desde os primórdios dos tempos, no entanto, com a evolução da humanidade abrolhou a evolução da indústria, tendo como parâmetro a Revolução Industrial, e a partir deste momento o homem passou a consumir produtos industrializados e artificiais.
Percebe-se que o consumo foi se tornando excessivo e a população acabou consumindo muito mais do que realmente precisava. Num mundo onde a globalização e a