Bacia hidrografica da amazonas
O rio Amazonas é a artéria central de uma complexa rede de rios, riachos, canais, lagoas e extensas zonas de inundação, que juntos formam a maior bacia hidrográfica do mundo. Os diversos tipos de solo e água interferem nas florestas das várzeas, onde os ecossistemas estão totalmente inter-relacionados; envolvendo todo o conjunto de recursos hídricos que convergem para o rio Amazonas. Essa bacia hidrográfica faz parte da região hidrográfica do Amazonas, uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro.Ela representa a quinta parte de toda a água doce disponível na superfície líquida do planeta.
A bacia amazônica é formada pelo rio Amazonas e seus afluentes. Estes estão situados nos dois hemisférios (no hemisfério norte e no hemisfério sul) e, devido a esse fato, o rio Amazonas tem dois períodos de chuvas, pois a época das chuvas é diferente no hemisfério norte e no hemisfério sul.
DESENVOLVIMENTO
A Bacia do rio Amazonas consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo Rio Amazonas e seus afluentes, na América do Sul. Ela é a maior bacia hidrográfica do mundo, com 7,05 milhões de quilômetros quadrados, juntamente com seus afluentes, cobre quase 90% das terras da Região Norte, Com uma área total de aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados, é considerada a mais extensa bacia hidrográfica do Planeta e a maior em volume de água, típico rio de planície, nos 3.165 Km que percorre em território brasileiro sofre um desnível suave e progressivo, de apenas 82 metros, sem a ocorrência de quedas d’água. A nascente do rio esta localizada no lago Lauri,nos Andes do Peru. O rio amazonas esta presente nos países do Peru, Colômbia e Brasil, em sua baia hidrográfica está também os países da Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana. Em seu percurso, a bacia Amazônica recebe as seguintes denominações: Marañon, no Peru; Solimões,