avaliacao
AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO PERIFÉRICA (SPP).
Este estudo apresenta um protocolo para avaliar requisitos de desempenho de Sistemas de
Proteção Periférica (SPP) e sua utilidade é ilustrada por meio da aplicação em três tipos de SPP, denominados, nesse artigo "madeira", "misto" e "metálico".
O desenvolvimento do protocolo envolveu três etapas: a primeira envolve a compreensão do tema proposto e a concepção do protocolo de avaliação através das seguintes subetapas: (a) Identificação de requisitos nas fontes tais como normas, literatura, entrevistas e observações; (b) analise e categorização dos requisitos de acordo com a natureza de cada um; (c) estabelecimento das fontes de evidências para avaliar os requisitos; (d) definição de um sistema de pontuação que descreve o grau de atendimento aos mesmos. A segunda etapa compreende a aplicação do protocolo que inclui: (a) escolha dos SPP específicos a serem avaliados; (b) escolha das obras e caracterização das mesmas; (c) avaliação do projeto dos SPP; (d) analise do processo de projeto dos SPP a través do mapeamento do Processo de Desenvolvimento do Produto (PDP);
(e) avaliação em uso dentro do canteiro de obras; (f) validar e discutir os resultados junto a representantes das construtoras, projetistas, fabricantes, etc. em reuniões de feedback ou workshops; (g) identificação e teste de oportunidades de melhoria e possíveis soluções. A terceira e ultima etapa busca avaliar o protocolo a traves da sua utilidade, mediante a natureza de oportunidades identificadas, particularidades do ambiente em que será aplicado, assim como a facilidade de uso, que vai depender do tempo para aplicar e coletar os dados, assim como a qualificação necessária de cada pesquisador, entre outras. Os resultados de oito estudos de caso realizados com SPP em madeira, misto e metálico são apresentados para ilustrar a aplicação do protocolo.