avaliacao
Introdução
5
Transistor de efeito de campo
6
Transistor de efeito de campo de junção
Terminais de ligação do JFET
Formas de encapsulamento
Representação simbólica
Polarização de JFETs
Princípio de funcionamento
Parâmetros básicos de um JFET
Regiões de operação de um JFET
6
7
8
8
8
11
19
22
Transistor de efeito de campo de porta isolada - MOSFET
MOSFET tipo depleção
MOSFET tipo enriquecimento
24
25
28
Apêndice
32
Questionário
32
Bibliografia
33
Introdução
Como descrito em fascículos anteriores, o transistor convencional é um dispositivo que permite amplificar um sinal, e cujas propriedades elétricas são essencialmente controladas pela corrente injetada em um de seus terminais.
Existe uma outra classe de transistores de importância em eletrônica, denominados de transistores de efeito de campo, cujas propriedades elétricas são controladas pela tensão presente em um de seus terminais.
O objetivo deste fascículo é apresentar as características do transistor de efeito de campo e os princípios que governam o seu funcionamento, bem como descrever os parâmetros utilizados na caracterização dessa classe de dispositivos. Para a boa compreensão do conteúdo e desenvolvimento das atividades contidas neste fascículo, o leitor deverá estar familiarizado com os conceitos relativos a:
• Transistor bipolar.
5
Transistor de efeito de campo O transistor de efeito de campo tem capacidade de exercer o controle de corrente através da tensão aplicada em um de seus terminais, sendo utilizado, principalmente, nos estágios de entrada de instrumentos de medida, tais como osciloscópios, voltímetros eletrônicos, receptores etc., onde seja necessário uma elevada impedância de entrada.
O transistor de efeito de campo é geralmente designado pela abreviação
FET cujas letras correspondem às iniciais do termo inglês field effect transistor.
Existem duas categorias de dispositivos de efeito de