AVALIA O POR COMPET NCIAS
A competência pode ser atribuída a diferentes atores.
De um lado temos a organização, com o conjunto de competências que lhe é próprio. Essas competências decorrem da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas em seu patrimônio de conhecimentos, que estabelece as vantagens competitivas da organização no contexto em que se insere.
De outro lado, temos as pessoas, com seu conjunto de competências, aproveitadas ou não pela organização.
O conceito de competências é:
Empregar-se-á a definição para a competência das pessoas estabelecida por Fleury (2000): “Saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”.
[...] um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, e que pode ser medido segundo padrões pré-estabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento (SCOTT B PARRY, 1996)
Competência é a capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação Valores, Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para entregar resultados esperados, conforme requisitos preestabelecidos.
Competente é alguém que sabe (1) o que fazer (know-what), (2) como fazer (know-how) e (3) porque fazer (know-why). Isto é, aquele que consegue entregar o resultado esperado porque possui ‘conhecimento de causa’.
Autores diversos defendem que o modelo de avaliação de desempenho por competências conduz, através de um caminho confiável, avaliar as pessoas na empresa considerando vínculo entre capital intelectual e estratégia empresarial.
Sua pretensão é:
Definir critérios de medição de desempenho;
Medir com precisão;
Justificar as recompensas dadas às pessoas;
Definir o desenvolvimento que o avaliado necessita para melhorar seu desempenho.
A partir dessas definições,