AVALIA O DO INDIV DUO V TIMA DE
AVALIAÇÃO
DO
INDIVÍDUO
VÍTIMA
DE
POLITRAUMATISMO
PELA
EQUIPE
DE
ENFERMAGEM EM UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA
DE SANTA CATARINA
Evaluation of the polytrauma victim by the nursing staff in an emergency service of Santa Catarina
Artigo Original
RESUMO
Objetivo: Conhecer as ações desenvolvidas pela equipe de enfermagem do serviço de emergência de um hospital privado do sul de Santa Catarina, Brasil, na realização das avaliações primária e secundária de indivíduos vítimas de politraumatismo. Métodos:
Pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, realizada com doze profissionais de enfermagem. A amostra caracterizou-se como não probabilística intencional. A coleta de dados foi realizada através das técnicas de entrevista semiestruturada e observação participante. A análise dos dados foi desenvolvida por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados:
A análise dos depoimentos dos profissionais de enfermagem e os resultados da observação evidenciaram que a maioria dos participantes têm compreensão acerca da importância da adoção da regra do ABCDE na avaliação primária - A (Air Way) - permeabilidade das vias aéreas com administração segura do colar cervical; B (Breathing) - respiração; C (Circulation)
- busca de sangramentos e controle da circulação; D (Disability) - avaliação neurológica; e E
(Exposure) - exposição corporal do paciente à procura de lesões não visualizadas - e sobre a necessidade de avaliação secundária minuciosa da vítima de politraumatismo. Porém, devido à demanda de urgência e agilidade em atendimentos dessa natureza, a regra não é seguida de forma sistemática. Conclusão: Evidenciou-se a preocupação da equipe de enfermagem com os seguintes aspectos: agilidade do atendimento; realização imediata dos exames solicitados; comunicação entre os profissionais do serviço de emergência; percepção adequada do estado geral da vítima; e o acolhimento à vítima e aos seus familiares.
Descritores: Traumatismo Múltiplo; Serviços