AVALIA O DO CONSUMO ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DE
NUTRICIONAL DE ADULTOS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE
DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
Ana Luiza Carvalho SILVA (PG)1; Ana Paula Raposo
QUINTÃO(PG)2;
Edilene Natália Araújo das GRAÇAS (PG)3; Juliana Rodrigues
RAMOS (PG)4 ;
Marilza de Lourdes BATISTA (PG)5 Brunela D.Rossoni
LAIGNIER(PQ)6
1. Acadêmica do Curso de Nutrição; 2. Acadêmica do Curso de Nutrição; 3. Acadêmica do Curso de Nutrição; 4.
Acadêmica do Curso de Nutrição; 5. Acadêmica do Curso de Nutrição 6. Docente e Pesquisador.
Centro Universitário de Caratinga - UNEC - 35300-047 - Caratinga-MG. Palavras Chaves: Consumo Alimentar, Estado Nutricional e Adultos.
INTRODUÇÃO: A formação dos hábitos alimentares inicia-se com a bagagem genética que interfere nas preferências alimentares e que vai sofrendo diversas influências do meio ambiente. O adulto situa-se atualmente numa sociedade de escolhas, decisões e de projetos. Contudo, essas decisões, escolhas e projetos realizam-se cada vez mais sem a proteção de um quadro estruturado de identificações, as decisões dependem do indivíduo e da sua capacidade de se auscultar a si próprio. Para tanto, a saúde de adultos no Brasil atribui resultados e evidências acerca do impacto que as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCT) estão trazendo no quadro de saúde dos indivíduos. (BOUTINET, 2000)
MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO: Estudo do tipo quantitativo descritivo, sendo que a amostra foi formada por adultos de 21-55 anos, de ambos os sexos, em uma Estratégia de Saúde da Família no leste de Minas Gerais, no período de outubro 2013 sendo que a amostra é composta por 15 adultos. Para classificação do estado nutricional foi utilizado à avaliação antropométrica nos adultos sendo aferidos peso e estatura, de modo a obtermos o índice de massa corporal (IMC). Os adultos foram pesados por auxílio de uma balança antropométrica mecânica também chamada como balança do tipo plataforma. O peso foi obtido sendo utilizada a