CAMP SBC Alimenta
C
C
SBN D A
P SO
M ER
A
C AND
V
U
Z
M
A
T
IA
S
T
U
R
M
A
N
º0
7
HÁBITOS ALIMENTARES
Quem come bem vive melhor!
HÁBITOS ALIMENTARES
Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas pela má alimentação. Para lidar com esse problema, é necessário conhecermos de forma mais detalhada os agentes causadores e como evitar esse mal.
HÁBITOS QUE FAZEM A DIFERENÇA
HÁBITOS QUE FAZEM A DIFERENÇA
Algumas mudanças já contribuem para tornar os hábitos alimentares mais saudáveis, fazendo com que seu organismo funcione de forma mais adequada, sem sofrimento e sem fome. HÁBITOS QUE FAZEM A DIFERENÇA
Diminua a gordura no preparo de alimentos.
Substitua leites e queijos integrais por leite desnatado e queijos magros.
Coma, sempre que possível, frutas, verduras e legumes.
Coma mais devagar e mastigue bem os alimentos.
Faça no mínimo quatro refeições por dia.
CADEIA ALIMENTAR
CADEIA ALIMENTAR
Além do fator “saber comer”, conhecer a cadeia alimentar é também importante, ajudando você a equilibrar os potenciais dos alimentos.
CADEIA ALIMENTAR
Carboidratos: nossa maior fonte de energia. São compostos pelos açúcares de assimilação rápida, como doces e frutas, e os complexos: massas, pães, milho, arroz e ervilha. Os carboidratos devem compor 60% de nossa alimentação diária.
Proteínas: responsáveis pela formação de hormônios e enzimas. Fazem parte da cadeia dos alimentos construtores celulares, que ajudam na formação da massa muscular. Devem representar 15% de nossa alimentação diária.
CADEIA ALIMENTAR
Gorduras: necessárias para várias funções como o transporte e absorção de vitaminas. Mas sua ingestão inadequada acarreta o surgimento de várias doenças.
Micronutrientes: incluem-se os minerais e vitaminas, responsáveis por várias funções de nosso organismo, como a formação de massa magra “músculos”, defesa contra doenças etc. Encontrados em frutas,