AVALIA O DESEMPENHO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Num mercado empresarial atual tão competitivo a busca por diferenciais capazes de agregar algum valor às empresas em um determinado tempo, faz com que as indústrias busquem ferramentas que acrescentam assim com a avaliação de desempenho.
De acordo com Chiavenato (2004 p. 258) “As praticas de avaliação de desempenho não são novas. Desde que uma pessoa deu emprego à outra, seu trabalho passou a ser avaliado em termos de relação entre custos e benefícios”.
Chiavenato (2004) conceitua a avaliação de desempenho como uma ferramenta de qualificação de cada indivíduo no seu cargo. Ainda ressalta que a avaliação estimula a pessoa a estar buscando a excelência naquilo que esta executando.
Certamente, surgiu uma infinidade de respostas, que provoca o aparecimento de técnicas administrativas capazes de criar condições para uma efetiva melhoria do desempenho humano dentro da organização. A organização pode ser entendida com uma realidade social, integrada por diferentes pessoas, que comportam realizando atividades, isto é, trabalham no sentido de produzir um resultado final comum, ou seja, atingir os objetivos propostos. Diante do grande desenvolvimento e tecnologia, a todo o momento estamos avaliando o desempenho de coisas e pessoas. Sendo assim Lucena (1992), define avaliação como premissa básica à confrontação de algo que aconteceu (resultado), com algo que foi estabelecido antes(meta). Já a prática de avaliação de pessoas no ambiente empresarial é frequentemente associada a um instrumento especifico de gestão: a avaliação de desempenho, o termo avaliação é o suficiente para remeter as pessoas quase instantaneamente a tal instrumento, cujo propósito é verificar quanto o profissional se adapta aos objetivos da empresa, as demandas e as exigências de trabalho (FLEURY, 2002). Foi possível observar que entre esses conceitos a avaliação faz parte do cotidiano de qualquer organização, sendo necessária para averiguar a correção das