a arte da mediação
Setor de Ciências Biológicas
Departamento de Educação Física
Disciplina: BE 048 – Introdução à Educação Física
Professora: Rosecler Vendruscolo
Ariel Denardo
Gustavo Gruber
Leonardo Alberti
Leonardo Sauer
Nome da obra: LOVISOLO, H. R. Educação Física: A Arte da Mediação. Ao livro técnico, 1995.
Tema/objetivo da obra: Destinado a professores e estudantes de Educação Física, a obra trata, em especial, da discussão referente ao caráter desta como ciência ou não, explorando a idéia de interdisciplinariedade, propondo assim, que a Educação Física seja a arte de mediar conhecimentos científicos, técnicas, artes e saberes.
Problematização, fundamentos/ argumentos:
A problematização desta obra se estende ao campo de definição do que é Educação Física e se esta pode vir a ser denominada ciência. O autor levanta dois principais problemas, sendo o primeiro: “qual é o ponto de vista da educação física, seu objeto, no conhecimento de seus fenômenos?” e o segundo: “quais os valores especiais que lhe são socialmente reconhecidos, quer de utilidade, quer de conhecimento?”.
Crítica que o autor faz em relação à Educação Física vigente na época: critica a forma como era ensinada a EF....
O autor critica as pseudos-ciências que se utilizam do discurso científico no intuito de legitimar e validar seus pensamentos e ideologias, além de criticar a confusão que muitos educadores físicos fazem entre o papel de cientista e bricoleur (interventor). Para Lovisolo, a educação física comporta em seu currículo de formação matérias das mais distintas áreas, como filosofia, fisiologia, biologia, as ciências da educação, entre outras, criando-se assim a ideia de interdisciplinariedade. De acordo com o autor, se entende educação física como a arte de mediar conhecimentos científicos, técnicas, artes e saberes.
Conclusões:
Através da leitura da obra é possível compreender, dentro da visão sociológica, os problemas vividos pela educação física em relação à sua