Avalia O De Impactos Ambientais
“Métodos de Avaliação de impacto Ambiental”.
MÉTODOS AD HOC
Os métodos Ad Hoc, (Ad Hoc, do Latim, que significa “para isso”, “para esse caso”) como sua própria denominação indica, são elaborados para um projeto específico, identificando normalmente os impactos através de longa reflexão, caracterizando-os e sintetizando-os em seguida por meio de tabelas ou matrizes. Neste método de avaliação de impacto ambiental são feitas reuniões de técnicos e cientistas cujas especialidades são escolhidas de acordo com as características da proposta a ser analisada. Essas reuniões são organizadas com a finalidade de se obter, em um tempo reduzido, respostas integradas, baseadas no conhecimento individual de cada especialista.
Estes métodos apresentam:
- Vantagens: rapidez na identificação dos impactos mais prováveis e da melhor alternativa e viabilidade de aplicação mesmo quando as informações são escassas.
- Desvantagens: vulnerabilidade a subjetividades e a tendencionalidades na coordenação e escolha dos participantes.
Métodos de Listagem de controle
São uma evolução dos métodos Ad Hoc. Especialistas preparam uma listagem de fatores ou componentes ambientais potencionalmente afetáveis pelas ações propostas. Com o decorrer do tempo, essas listagens tornaram-se disponíveis para um grande número de empreendimentos padrão e facilmente acessíveis pela bibliografia especializada.
São métodos que anotam os fatores ambientais que devem ser considerados ao identificar os impactos de projetos ou atividades. Permitem a identificação dos impactos de forma sistemática e ajudam as pessoas em posições chaves a tornarem-se mais conscientes/informadas sobre para que aspectos devem olhar quando avaliam propostas de projetos.
Apresentam:
- Vantagens: simplicidade de aplicação, reduzida exigências quanto a dados e informações.
- Desvantagens: não permitem projeções e previsões ou a identificação de impactos de segunda